Em média, nós brasileiros, compramos no máximo dois imóveis durante a vida, diferentemente de outros bens de consumo que são trocados regularmente. Por ser uma transação que envolve grande capital, o comprador precisa tomar todos os cuidados possíveis antes e após a assinatura do contrato de compra e venda de um imóvel. Por isso escolher um imóvel não é uma tarefa fácil, mas iremos ajudar você nessa jornada.
É bastante importante que as parcelas do financiamento caibam em nosso bolso.
Não podemos esquecer também que em edifícios há o rateio de despesas entre os moradores e, no momento de receber as chaves, existem despesas cartoriais e com a prefeitura, ou seja, nunca é só o valor da parcela.
Basicamente selecionamos 10 cuidados para que um futuro comprador não se arrependa da compra de um imóvel:
- Preço. O preço é um dos fatores que mais pesam no momento de escolher um imóvel;
- Localização. A localização está entre os fatores mais fundamentais, mas é preciso ter cuidado;
- Espaço. É sempre bom chegar depois de um longo dia de trabalho ou de estudos e descansar no conforto do lar;
- Transporte. Ver se rotas de ônibus, Uber, etc. são viáveis;
- Lazer. Opções próximas;
- Imóvel Novo ou usado? Escolha o tipo de imóvel que pretende adquirir: usado, novo ou na planta. Pense na metragem ideal, se quer casa ou apartamento (andar baixo ou alto, de frente, de fundo ou tanto faz), número de vagas de garagem, com ou sem varanda, ampla ou nenhuma área de lazer (piscina, salão de festas, jogos). Se escolher condomínio, pense até quanto pretende ou pode pagar de taxa de rateio de despesas;
- Prestação de serviços indispensáveis. Internet, telefonia, etc.;
- Forma de pagamento: Se não puder à vista, faça as contas e pense na melhor forma de financiamento: com banco ou parcelado com a construtora/incorporadora durante o período de obras? Pretende usar recursos do FGTS? Tenho 60% do valor do imóvel para dar de entrada? Se o imóvel for novo ou usado, há sempre a opção de obter financiamento bancário (os sites de vários bancos oferecem simuladores das parcelas do financiamento). Caso disponha de uma boa reserva financeira – ou algum bem que possa ser vendido, como carro – é possível utilizá-la na entrada da compra do imóvel;
- Programe-se. Esse investimento vai te exigir planejamento financeiro a longo prazo.
- Após a liberação do financiamento, a assinatura da escritura do imóvel e a entrega das chaves, o comprador tem de pagar o ITBI à Prefeitura e as taxas de registro cartorárias. Juntas, elas correspondem a aproximadamente 4% do valor de compra do imóvel. Nesse caso, faça uma reserva financeira. Nunca deixe de registrar sua escritura no Registro de Imóveis, mesmo que não tenha contratado financiamento.
Mais: quando receber o imóvel, leia as instruções de uso e o Manual do Proprietário para certificar-se das garantias da sua unidade. Os prazos legais são diferentes para os vários componentes.
Existe um outro jeito de escolher um imóvel?
Agora existe uma forma de você adquirir um bem imóvel e não ter que se preocupar com boa parte dos itens acima listados. Já ouviu falar da multipropriedade?
Ao comprar você leva a escritura formal do imóvel referente a sua cota, tornando-se um bem familiar como qualquer outro que a família tenha escriturado em cartório fará parte da herança. Você não precisa despender um valor alto de entrada e o financiamento pode ser feito direto com a construtora.
Não existe formalização de entrega de chaves e você não terá que despender um dinheiro a mais para mobiliar e equipar seu apartamento. As suas despesas mensais tornam-se as parcelas de acordo com o formato que escolher e a taxa condominial bem mais baixa que a de um empreendimento qualquer, pois ela é proporcional a sua cota. A quantidade de parcelas também é menor pois estamos falando um valor acessível e que cabe no seu bolso.
Sabe aquela casa que você aluga no final do ano para passar o réveillon com seus amigos e famílias? Pois é, dependendo do imóvel daria para você ter um imóvel só seu pelo resto da vida com esse valor…é muita economia!
Tem tantas vantagens financeiras, então entre em contato com a gente, acho que chegou a hora de você CONQUISTAR sua casa na praia. Um sonho totalmente possível!